-
Arquitetos: Bernardo Cerrato
- Área: 295 m²
-
Fotografias:Milena Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desafio relacionado ao lote onde a casa foi inserida era que ele contava com uma fachada muito estreita em relação à sua profundidade: aproximadamente 5x19 metros. Por outro lado, as diferentes alturas dos edifícios vizinhos tornaram necessário realizar um estudo meticuloso do volume resultante para introduzir luz solar e gerar ventilação natural em todos os cômodos principais da residência.
Partindo de um pátio central como elemento chave que configura toda a casa e a posição exata do elemento de comunicação vertical, conseguimos resolver em grande parte o desafio que enfrentávamos: dotar a residência de espaços amplos e confortáveis, permitir que a luz chegasse às áreas localizadas no fundo do terreno e garantir a privacidade necessária para algumas partes do programa, conforme o desejo do cliente.
A nível programático, a planta é estratificada por usos de acordo com as horas de luz natural que penetram na residência e a privacidade requerida, resultando em uma inversão do programa comumente encontrado em cada nível: no primeiro andar estão localizados os dormitórios e os cômodos mais privados, e no segundo andar, a área diurna.
Seguindo princípios básicos da termodinâmica, conseguimos benefícios passivos no desempenho energético da casa: aproveitamos esse pátio para utilizá-lo como fonte de iluminação e radiação para a área diurna.